O que é o WMT?


Dentre os vários programas de animês "Meisaku" (gênero em que são incluídos animês derivados de livros famosos na literatura ocidental), o "World Masterpiece Theater" ("Sekai Meisaku Gekijou" -  世界名作劇場) é de longe o mais conhecido internacionalmente.

O "World Masterpiece Theater" (também conhecido pela sigla "WMT") originalmente foi um programa de televisão semanal exibido na FujiTV todos os domingos por volta das 19h30 desde 1969 (inicialmente com o nome de "Calpis Theater" até 1978 e em 1979 passou a adotar o nome atual) e foi exibido ininterruptamente até 1997,  sendo reexibido a partir de 2007 até 2009.

Neste programa iniciava-se a exibição um animê em série no estilo "novela", derivados de obras literárias (livros) mundialmente famosas, voltados para públicos de todas as idades (ou seja, para a família inteira). A duração desse animê costumava preencher (com poucas exceções) todo o ano de sua exibição (ou seja, começava em janeiro e terminava em dezembro).

Quatro produtoras de animês exibiram suas séries neste programa: Tokyo Movie Shinsha (TMS), Mushi Production (MushiPro) e Zuiyou Enterprise (Zuiyou Eizo, que mais tarde, em 1975, foi dividida em duas: uma é a Zuiyou Enterprise e a outra é a mundialmente conhecida Nippon Animation).

A expressão "World Masterpiece Theater" é, na verdade, a tradução para o inglês da expressão japonesa "Sekai Meisaku Gekijou" ("Teatro de Obras (ou Composições) Mundialmente Famosas") e também o nome mais conhecido pelos fãs dessas séries pelo mundo afora. O nome adotado pela Nippon Animation  para definir esses séries fora do Japão (e, portanto, o nome oficial) é  "The Classic Family Theater Series" (algo como "Séries teatrais clássicas para a família").

Os animes pertencentes ao "World Masterpiece Theater" fizeram parte da infância de muita gente. Animes como "Heidi", "Marco", "Akage no Anne" ("Ana dos Cabelos Ruivos", cuja preqüência "Konnichiwa Anne - Before Green Gables" foi exibida no Japão em 2009, como uma homenagem aos 30 anos de "Ana..."), entre outros, ainda povoam o imaginário de muitas crianças e adultos, despertando paixão pela leitura e pela literatura.